top of page

Análise do Mercado

O mercado do streaming de música continua numa tendência de crescimento. Com o número de utilizadores desde 2015 a triplicar, o surgimento de concorrentes nos últimos anos tem cada vez sido maior.

Concorrência

    Tal como esta plataforma, existem vários outros serviços de streaming que fornecem um serviço igual ou semelhante.

    Atualmente os dois principais concorrentes do Spotify são Tidal e Apple Music, cada um com características que os diferenciam do Spotify. O Tidal é um streaming de música do rapper Jay-Z, é um serviço que oferece mais de 60 milhões de músicas através de Apps para Smartphones e computador que se carateriza por possuir um áudio de alta qualidade e uma ampla variedade de conteúdo. O Apple Music é um serviço de streaming atraente com curadoria inteligente com uma vasta variedade e boa qualidade de som, contudo não possui uma versão gratuita. Uma prática comum entre os serviços de streaming, e não exclusivamente em áudio, são os contratos de exclusividade com artistas e locutores. Estes contratos limitam, temporariamente, as plataformas nas quais os autores podem apresentar o seu conteúdo. Tendo o Spotify mais utilizadores ativos, em grande parte por oferecer acesso gratuito, este serviço torna-se preferencial para os criadores/autores que queiram alcançar mais utilizadores.

    Existem ainda outros concorrentes como é exemplo o Amazon Music, YouTube Music e o Deezer.

Stores-700x218.png
apple-music-lancou-qualidade-hifi-quais-as-alternativas-amazon-tidal-e-ha-mais-maistecnolo
graph2.png

Popularidade

    O Spotify é atualmente o maior serviço streaming de áudio do mundo, com 345 milhões de utilizadores, este tem um crescimento consistente de trimestre a trimestre desde 2015.

    Esta plataforma tem uma participação de mercado de cerca 32,5%. Entre as 400 milhões de pessoas que têm uma assinatura de streaming de música, 130 milhões delas são assinantes do Spotify.

bottom of page