top of page

Modelo de Negócio

evolucón-negocios.png

   O modelo de negócio do Spotify é denominado na indústria por modelo Freemium dado que possui duas categorias de subscrições. Uma subscrição que disponibiliza serviços limitados e financiados por anúncios a utilizadores de forma gratuita, enquanto os utilizadores premium que se caraterizam por ter uma subscrição paga podem fazer uso da totalidade dos serviços.
    A subscrição gratuita permite a reprodução de áudio sem que o utilizador realize qualquer pagamento. Neste plano são reproduzidos anúncios entre músicas que, geralmente, duram cerca de 30 segundos. Há também a possibilidade de visualizar um anúncio para obter reprodução sem anúncios durante 30 minutos em dispositivos móveis.
    Na subscrição premium, existem 2 planos: o plano individual, que é o plano básico que dá acesso ilimitado a uma conta, e o plano “Estudante”, que oferece o mesmo que o plano individual, mas com desconto de 50% para estudantes universitários elegíveis. Existem também planos para múltiplas contas, sendo o “Duo” para duas contas e o “Família” para seis contas. O plano “Família” oferece também a possibilidade de filtros de conteúdo explícito. 

Captura de ecrã 2022-01-04 164337.jpg

    O rendimento do Spotify deve se sobretudo aos planos de subscrição Premium e dos espaços publicitários vendidos a outras empresas. Este dinheiro gerado é suficiente para esta plataforma, atualmente, ser uma das maiores e mais ricas empresas do mundo.
    Desde a sua fundação, o Spotify pagou aos detentores de direitos de autor mais de 21 mil milhões de euros. Os artistas ao colocarem as suas músicas no Spotify são recompensados pelo seu trabalho, sendo este pagamento feito por royalties aos detentores dos direitos.

Mechanical Royalties

Categoria de royalties pagos no streaming sempre que um utilizador escolha ouvir essa faixa, ou seja, existe o pagamento pelo direito da reprodução de uma composição.

Public Performance Royalties

Royalties pagos ao artista e aos editores pelos direitos de reprodução da música em público.

Payout to Recording Owners

Royalties caraterizados por serem substanciais visto que são pagos sobretudo às editoras ou às distribuidoras. De referir que os pagamentos dependem de toda a atividade do serviço, pelo que o pagamento aos artistas não tem valor fixo, contudo o valor por reprodução é atualmente cerca de 0.004 dólares.

bottom of page