
Spotify em Portugal
O Spotify surgiu em Portugal em fevereiro de 2013. Apesar de muitos artistas portugueses terem sucesso na plataforma e estarem sempre presentes nos tops diários e semanais, a música estrangeira domina em quantidade os tops em Portugal. Isto significa que, mesmo em Portugal, os artistas portugueses não são os que mais lucram com o Spotify.
A plataforma de streaming divulgou que ao longo do ano de 2021 em Portugal, é o artista Drake quem ocupa a primeira posição dos mais ouvidos, seguido por The Weekend, Justin Bieber, Billie Eilish e Travis Scott. No que a artistas portugueses diz respeito o destaque vai para os Wet Bed Gang, que lideram uma lista completada por Julinho Ksd, Bispo, Plutónio e Slow J.
No que lhe concerne se se comparar com o caso do Brasil e da Espanha, dois países culturalmente próximos de Portugal e de onde há inúmeras músicas com sucesso em Portugal, verifica-se que as músicas estrangeiras não dominam os tops da mesma maneira. O Brasil tem músicas nacionais nas primeiras posições e até mesmo ao top 20, e em Espanha sucede-se a mesma preferência.
Ao contrário do que se verifica com a música portuguesa, os podcasts portugueses têm mais sucesso que os estrangeiros. Os locutores destes podcasts variam entre radialistas, comediantes e outras figuras públicas.




